English
Nossos patrocinadores
 
      John Hopkins   UNESCO   DST
 Busca:
Quem somos
Ações
notícias
vídeos
contato
Bazar
twitter
 

Deixe seu e-mail para receber notícias
 
 
Notícias

Ativistas e gestores festejam lançamento de “O Valor da Vida – 10 Anos da Agência Aids”, na Flip, de Paraty


O Valor da Vida - 10 Anos da Agência Aids" será lançado hoje (1º), no primeiro dia da 13ª Flip (Festa Literária de Paraty). É a primeira vez que uma publicação nacional com esse tema é lançada durante a maior feira de literatura do país. A autora, Roseli Tardelli, chegou à cidade, no litoral do Rio, ontem (30), onde já participou das ações de prevenção às DSTs que integram o evento do lançamento. Estão com ela nessas atividades o Institituto Cultural Barong, especializado em ações de saúde sexual e reprodutiva, e o Instituto Blablablá Posithivo, de Ubatuba, que atua em escolas e comunidades do litoral de São Paulo, além das irreverentes integrantes do grupo Esquadrão das Drags.
As ações têm o apoio do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais e da DKT.
O evento de lançamento, hoje, está marcado para as 14 horas, na Casa Literária e Gastronômica Senac/Câmara Brasileira do Livro (CBL). Roseli também fará uma palestra sobre comunicação e aids e falará de sua luta contra a doença. Fundadora e diretora da Agência Aids, a autora aborda no livro sua experiência no combate à doença e ao preconceito, causa que abraçou nos anos 90, quando seu único irmão, Sérgio Tardelli, adoeceu em consequência da infecção pelo HIV e morreu quatro anos depois.
Com prefácio da colunista Dora Kramer e orelha do editorialista José Nêumanne Pinto, “O Valor da Vida – 10 Anos da Agência Aids” teve seu primeiro lançamento na Livraria Cultura, do Conjunto Nacional, em São Paulo, no dia 1º de Dezembro de 2013 – Dia Mundial da Luta Contra a Aids. Depois, foi lançado em Ubatuba (litoral de SP), em Piracicaba (interior de SP) e, em novembro de 2014, em Salvador (BA).
Agora, em Paraty, o quarto lançamento é comemorado por profissionais, políticos, ativistas e gestores ligados à aids, que acreditam ser este um marco na história de enfrentamento à doença. Veja, a seguir, o que alguns disseram:

Fábio Mesquita, diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais: “Angariar espaços para debater a aids é importante em todos os círculos. Divulgar a luta contra a doença, ainda mais neste ano em que comemoramos os 30 anos da resposta brasileira à aids, na maior festa literária do país, é, sem dúvida, mais uma grande vitória desta guerreira Roseli Tardelli.”


Paulo Teixeira, deputado federal (PT-SP): A obra de Roseli Tardelli conta os bastidores da luta contra a aids no Brasil, narrando como o enfrentamento da epidemia juntou os governos e a sociedade civil e produziu uma política que é referência para o mundo.”


Eliana Gutierrez, coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids de São Paulo: "A Flip terá a oportunidade de contar com um depoimento pessoal e jornalístico de grande contribuição para a história da epidemia de aids, pois é um o livro que leva as pessoas à reflexão sobre preconceito, prevenção e outras temas ligados à doença."



Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo: "É sempre importante falar sobre aids, em qualquer espaço. O livro relata uma história familiar, pessoas que viveram na pele o preconceito e a discriminação. Dar visibilidade à aids é fundamental no enfrentamento da epidemia. Ainda hoje oito pessoas morrem de aids por dia no estado de São Paulo. Trata-se de um gesto de solidariedade e também de ativismo. Precisamos sensibilizar os leitores e os formadores de opinião."

Daniel Marun, presidente da DKT do Brasil: "Ações de prevenção e de conscientização são sempre fundamentais na luta contra o HIV/aids e todas as outras DSTs. Poder participar da Flip no momento em que temos o primeiro lançamento de um livro sobre o assunto nesta feira é extremamente importante e gratificante para a DKT/Prudence. Parabéns aos organizadores, à editora e, principalmente, a Roseli."


Marta McBritton, diretora do Instituto Cultural Barong: "Essa festa é referência no mercado literário brasileiro e da América Latina. Ter um livro que conta uma história real sobre aids, resistência e direitos humanos na Flip é um marco para aids."



José Araújo Lima, presidente do Epah (Espaço de Atenção Humanizada): "O lançamento desse livro na Flip é o preenchimento de um espaço intelectual que pouco, para não dizer nada, discutiu sobre esse tema tão forte e de grande transformações. O lançamento dá mais visibilidade à aids, pois é um livro que resgata a história da epidemia."



Cássio Rodrigo, assessor de Cultura para Gêneros e Etnias, Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo: “O lançamento de "O Valor da Vida - 10 Anos da Agência Aids", de Roseli Tardelli, na Flip, é mais que uma conquista, é um avanço na desmistificação da doença, ajudando a combater o preconceito que ainda sofrem pessoas que vivem com HIV/aids no Brasil e no mundo.”


Beto Volpe, fundador da ONG Hipupiara em São Vicente (SP): "Mais uma vez Roseli Tardelli imprime sua marca pioneira na luta contra a aids, desta feita ao ser a primeira pessoa a levar uma obra sobre a epidemia para a Flip. Parabéns, Roseli. E parabéns, Flip. Todos ganham com esse momento."



Serviço:
Lançamento do livro “O Valor da Vida - 10 anos da Agência Aids”, de Roseli Tardelli
Dia: 1º de julho
Hora: 14 horas
Local: Casa Literária e Gastronômica Senac/ (CBL)

Endereço: Rua da Praia, 31 e 33, Centro Histórico de Paraty (RJ)
Número de páginas: 171
Preço: R$ 25

Dica de entrevista:
Roseli Tardelli
Tel.: 3284-9814

Agência de Notícias da Aids: 01.07.15
767 Registros:  |  >
www.cazuza.com.br