• Personalidades posam para Calendário Cabeleireiros

    OBJETIVO É FALAR SOBRE PREVENÇÃO E CONVIDAR SALÕES A SE ENGAJAREM NA CAMPANHA O projeto internacional CABELEIREIROS CONTRA AIDS, desenvolvido por UNESCO e L´Oréal em mais de 20 países (no Brasil, com parceria do Ministério da Saúde), lançará no dia 30 de outubro, às 19h30, no Shopping Leblon, um calendário de parede com venda revertida para a Sociedade Viva Cazuza. A peça, que mede 30x30 cm e traz 12 fotos de artistas brasileiros assinadas por fotógrafos de moda, poderá ser comprada por apenas R$ 10,00 em mais de 200 salões de beleza do país. A cada mês haverá mensagens de prevenção ao HIV/Aids. Os artistas participantes são: Taís Araújo, Deborah Secco, Giovanna Antonelli, Christiane Torloni, Isis Valverde, Sabrina Sato, Carmo Dalla Vecchia, Juliana Silveira, Fernanda Machado, Sheron Menezes, Toni Garrido e Mônica Martelli. O único elemento que se repete nas 12 fotos é a camiseta criada pelo estilista Carlos Tufvesson exclusivamente para o calendário. A camiseta destaca a frase “Quem cuida da beleza, cuida da saúde”, slogan do projeto CABELEIREIROS CONTRA AIDS. Todas as equipes doaram seu tempo e imagem para o projeto, e tiveram total liberdade para criar seu ensaio. O fotógrafo Murillo Meirelles optou por usar diversas camisetas formando um turbante em Taís Araújo. “Acredito que a informação de como evitar a aids deva estar na cabeça de todos”, explica. A atriz Giovanna Antonelli pediu para usar asas de anjo em sua foto, assinada por Fernando Torquatto. “Quem leva a mensagem da prevenção é como um anjo que vai proteger as pessoas”, compara. Já Deborah Secco aparece em um cenário de plástico. “Quis remeter à idéia do preservativo, a melhor arma na luta contra a aids”, diz o fotógrafo Eduardo Rezende. O renascentista Botticelli foi inspiração para Marcelo Faustini, que criou uma imagem onírica para sua musa, Fernanda Machado. “Como a campanha é feita por cabeleireiros, quis algo que trouxesse muita beleza”, resume. Os ensaios contaram com grandes nomes da coiffure nacional, em cujos salões serão vendidos os calendários: Juha Antero (MG Hair/SP), Celso Kamura (CKamura/SP), Wilson Verillo (Jacques Janine), Helio Nakanishi (Brasília), Viktor I (Curitiba), Cesar Augusto (Mirage/Porto Alegre), André Luis (Barber Beauty/Salvador), Rudi Werner (Rio), Célio Faria (Belo Horizonte), Ricardo Moreno (Rio), Jô Nascimento (Limeira) e Deulzir Bedin (Florianópolis). A maquiagem teve muito peso na composição das imagens e leva assinatura de nomes como Ton Reis, Alê de Souza, Fernando Torquatto e Marcos Ribeiro. Ao criar a camiseta, o estilista Carlos Tufvesson fez questão de dar destaque ao símbolo do laço vermelho, que no projeto Cabeleireiros Contra Aids aparece em formato de mecha de cabelo. “Acho importantíssimo ligar beleza à saúde, principalmente vindo da L´Oréal, uma empresa multinacional. Isso tira um estigma que esta epidemia sempre teve e ao mesmo tempo informa”, diz Tufvesson. O escritório de design CM Design, de Cristina Mitidieri e Isabela Malta, assina a direção de arte do calendário. “A valorização das imagens foi a idéia central para a criação do projeto gráfico. Por isso, trouxemos a proposta de um calendário funcional, com elementos leves, que servissem como uma espécie de moldura para o talento dos profissionais e de suas estrelas”, diz Cristina. An Verhulst-Santos, diretora-superintendente da L’Oréal Divisão de Produtos Profissionais no Brasil, destaca que o Calendário Cabeleireiros Contra Aids também é uma importante ferramenta de informação contra aids. “A cada mês haverá uma mensagem sobre prevenção, testagem, fim do preconceito etc. Como este é um calendário de parede, muitas pessoas na casa ou no escritório terão acesso ao conteúdo”, ressalta. Segundo Maria Rebeca Otero Gomes, oficial da UNESCO no Brasil, nosso país vem tendo excelente resposta à epidemia do HIV/AIDS, resposta essa reconhecida inclusive internacionalmente. “Isto somente foi possível porque tivemos o engajamento de diversos parceiros para ampliar a cobertura para as ações de prevenção. A campanha Cabeleireiros contra AIDS vem tendo a colaboração dos cabeleireiros que transformam seus salões de beleza em pólos disseminadores de prevenção. A iniciativa neste projeto – de lançarmos um calendário com frases voltadas para informar e prevenir e ainda contribuir com fundos para a Sociedade Viva Cazuza, que há anos trabalha com crianças soropositivas – é um exemplo da continuidade das ações bem-sucedidas desenvolvidas no Brasil e afirma o compromisso da UNESCO, como integrante do Programa Conjunto da ONU para HIV/AIDS, e da empresa L’Oréal para a prevenção no Brasil.” A presidente da Sociedade Viva Cazuza, Lucinha Araújo, acredita que o lançamento do Calendário 2009 com artistas e profissionais do ramo deixará o tema na cabeça desses profissionais e seus clientes durante todo o ano, pois a cada mês há uma mensagem diferente. “Para mim, que trabalho com HIV/Aids desde 1990, a iniciativa da L´Oréal de desenvolver um projeto de prevenção junto ao segmento de cabeleireiros é louvável. Se cada empresa trabalhasse a prevenção do HIV/Aids dentro de seu segmento não teríamos hoje 5 milhões de novos casos de aids por ano”, diz. EQUIPES DO CALENDÁRIO CABELEIREIROS CONTRA AIDS TAIS ARAUJO Fotógrafo: Murillo Meirelles. Moulage: Jô Nascimento. Maquiagem: Alê de Souza. Styling: Marina Franco e Antonio Frajado ISIS VALVERDE Fotógrafo: Fabio Seixo. Cabelo: Wilson Verillo. Maquiagem: Ton Reis. Styling: Rosanne Moraes Rego GIOVANNA ANTONELLI Fotógrafo: Fernando Torquatto. Cabelo: Célio Faria. Maquiagem: Fernando Torquatto. Styling: Alexandre Schnabl e Maria Torquatto DEBORAH SECCO Fotógrafo: Eduardo Rezende. Cabelo: Rudi Werner. Maquiagem: Alê de Souza. Styling: Rogério S. e Felipe Dornelles CHRISTIANE TORLONI Fotógrafo: Robert Schwenck. Cabelo: Helio Nakanishi. Maquiagem: Marcos Ribeiro. Styling: Rosanne Moraes Rego JULIANA SILVEIRA Fotógrafo: Serapião. Cabelo e maquiagem: Celso Kamura. Styling: Cintia Machado CARMO DALLA VECCHIA Fotógrafa: Virna Santolia. Cabelo: Deulzir Bedin. Maquiagem: Ricardo Moreno. Styling: Rubinho Barboza SABRINA SATO Fotógrafo: Wel Calandria. Cabelo: Juha Antero. Maquiagem: Lu Ramos. Styling: Yan Acioli FERNANDA MACHADO Fotógrafo: Marcelo Faustini. Cabelo: Viktor I. Maquiagem: Marcos Ribeiro. Styling: André Moraes MÔNICA MARTELLI Fotógrafa: Georgeana Godinho. Cabelo e maquiagem: Ricardo Tavares. Styling: Mariana Salim TONI GARRIDO Fotógrafo: Vicente de Paulo. Cabelo: André Luis. Maquiagem: Hebert Magela. Styling: Mônica Girão SHERON MENEZES Fotógrafo: Vicente de Paulo. Cabelo: Cesar Augusto. Maquiagem: Ton Reis. Saiba mais sobre CABELEIREIROS CONTRA AIDS O projeto Cabeleireiros contra Aids é uma iniciativa mundial da L’Oréal em parceria com a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). No Brasil, tem apoio do Ministério da Saúde, por meio do programa Nacional de DST/Aids. A idéia surgiu em 2002, na África do Sul, e tornou-se mundial em 2005, com a assinatura em Paris de um acordo entre a presidência da L’Oréal Divisão de Produtos Profissionais e a direção da UNESCO. Lançada no Brasil em 2006, a campanha ganhou um website próprio que já foi visto por 16.000 pessoas. Através do site www.cabeleireiroscontraaids.com.br, o profissional de beleza, seja dono do salão ou cabeleireiro, recebe gratuitamente materiais de divulgação: banners para decorar o salão, brochuras informativas para suas clientes, broches e ímãs com perguntas e respostas sobre a doença. A iniciativa tem o objetivo de despertar o espírito de solidariedade nos profissionais que estão diariamente em contato com pessoas de diferentes faixas etárias e sexo, transformando-os em agentes multiplicadores de informações. Os profissionais do salão podem ajudar a combater o problema que atinge 40 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, estima-se que 600.000 pessoas vivam com HIV. Nos cursos ministrados pelos técnicos da L’Oréal Divisão de Produtos Profissionais no Brasil – marcas L´Oréal Professionnel, Kérastase, Redken e Matrix – os cabeleireiros participantes recebem informações e materiais sobre a campanha para divulgar a mensagem no seu salão de beleza. Só em 2007 foram treinados 25.000 profissionais no país. Prêmio internacional Pela criação e promoção do projeto Cabeleireiros Contra Aids: Quem cuida da Beleza cuida da Saúde, a L’Oréal foi premiada pela Global Business Coalization on HIV/aids (Coalizão de Negócios Globais contra o HIV/Aids), que avalia o trabalho realizado por empresas privadas para promover a mensagem de luta contra a Aids. Em um evento realizado em 2006 com a presença do primeiro-ministro britânico Tony Blair, o cantor e ativista contra Aids Sir Elton John e o presidente da comissão européia, José Manuel Barroso, a empresa recebeu o prêmio 2006 Awards Business Excellence Winners pelo trabalho de testar, aconselhar e liderar programas efetivos contra a disseminação do HIV/AIDS, além de envolver funcionários da empresa na campanha. A L´Oréal Divisão de Produtos Profissionais da L’Oréal possui 190 academias de treinamento em mais de 50 países, milhares de educadores em todo o mundo e atinge mais de 1,2 milhões de cabeleireiros. Quinze países já implantaram a campanha: África do Sul, França, Brasil, Índia, Inglaterra, EUA, China, Espanha, Itália, Alemanha, Argentina, Polônia, Portugal, México e Romênia. Em 2008 a rede de atuação será aumentada, com a participação de outros países, com o objetivo de atingir cada vez mais profissionais. Mais informações: Kellen Julio – Assessora de imprensa – 21 2131.6262 – kjulio@br.loreal.com Priscila Monteiro - Gerente de Comunicação - 21 2131-6285 - pmonteiro@br.loreal.com

    10/10/2008, 08:08 h

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