• Mobilização social é tema do seminário da ABIA que começa nesta quarta-feira, 27/03

    A Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (ABIA) realiza a 1ª edição do Seminário de Capacitação em HIV – Aprimorando o Debate III que acontece até essa sexta-feira (29).

    O seminário é uma parceria entre a ABIA e o Ministério da Saúde e prevê a realização de 4 seminários de capacitação nas Regiões Sul e Sudeste do Brasil. Esta primeira edição, cujo tema é “Organizações Não-Governamentais (ONGs), Sociedade Civil e Mobilização Social”, vai propor uma reflexão sobre o contexto institucional, a sustentabilidade e o planejamento das ONGs, com destaque para as ONGs Aids. Além de estimular e aprimorar o conhecimento multisetorial, o encontro irá analisar os desafios que envolvem a mobilização social no Brasil atual.

    A noite de abertura, que aconteceu na quarta-feira (27) a palestra magna de Richard Parker e Veriano Terto Jr., respectivamente, diretor-presidente e vice-presidente da instituição. O seminário contará ainda com a participação de especialistas de várias partes do país, entre eles, Márcia Leão (coordenadora executiva do Fórum ONG Aids do Rio Grande do Sul); Rodrigo Pinheiro (presidente do Fórum das Ong Aids do Estado de São Paulo) e Fernando Cardoso (do Fórum Aids do Maranhão). A programação completa está disponível aqui.

    Já no dia nessa quinta-feira (28), pela manhã (9h), será a vez de refletir sobre o “Contexto institucional das Ongs Aids no Brasil”. A mesa será composta por Eduardo Pannuzio, pesquisador da área do direito (FGV/SP), Márcia Leão, coordenadora executiva do Fórum ONG Aids (Rio Grande do Sul) e Carlos Duarte, voluntário do Grupo de Apoio à Prevenção à Aids (GAPA/RS) e membro do Conselho da ABIA. A mediação será de Kátia Edmundo, diretora executiva do Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS) e professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família (UNESA/RJ).

    À tarde, às 14h, a mesa abordará sobre “Caminhos para a sustentabilidade das Ongs Aids na atualidade”. Os convidados para a exposição são Rodrigo Pinheiro, presidente do Fórum das Ong Aidsdo estado de São Paulo; Maíra Junqueira, diretora executiva adjunta do Fundo Brasil de Direitos Humanos e Fernando Cardoso, membro da coordenação colegiada do Fórum Aids do Maranhão. A mediação será de Fernando Seffner, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e membro do Conselho da ABIA.

    O seminário será encerrado na manhã do dia 29/03, às 9h, com a mesa “Valorizando a vida e traçando o futuro”.  A exposição começa com as abordagens de Athaíde Motta, diretor executivo do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase). Em seguida acontecem as exposições de Eduardo Barbosa, Grupo Pela Vidda/SP e coordenador do Centro de Referência e Defesa da Diversidade) e Jean Vinícius (ativista em HIV/Aids, Juventude Negra e Mobilizador do projeto Tuberculose nas Prisões (Fiocruz/Departamento Nacional Penitenciário). A mesa será mediada pela jornalista Angelica Basthi, mestre em comunicação e cultura e coordenadora de comunicação da ABIA.

    A 1ª edição do Seminário de Capacitação em HIV – Aprimorando o Debate III será realizado no Scorial Rio Hotel no Flamengo (RJ).

     

    Transmissão online 

    É possível acessar a transmissão do evento clicando aqui.

    Seminário de Capacitação em HIV – Aprimorando o Debate III

    Data: 27 a 29/03

    Local: Hotel Scorial (Rua Bento Lisboa 155 – próximo ao Largo do Machado, RJ)

    Horário: Ver programação aqui

    28/03/2019, 05:10 h

    Os comentários estão bloqueados para esta postagem.

    << voltar